quarta-feira, 16 de março de 2011

Amanda Pellicciotti / n° 3

1-  Dom Diego  foi durante anos conhecido como El Campeador; aos poucos mais de 50 anos, alegando ao rei que a espada pesava em suas mãos, resolveu se afastar do campo de batalha. Passados 20 anos depois de sua decisão, Diego tinha apenas um orgulho: era pai de de um dos mais jovens e brilhantes soldados de sua majestade. Durante a reunião da corte, o rei pediu para com que Diego se aproximasse e o nomeou mentor do príncipe Sancho. Dom diego ficou muito emocionado diante de tanta honra. Ao sair do salão se deparou com Dom Gomez que o cumprimentou com mera agressividade e contudo deu uma bofetada no rosto de Dom Diego, que por sinal se sentiu muito ofendido. No dia seguinte, Rodrigo foi visitar o pai, quando avistou a imagem de um senhor quieto, sentado em sua cadeira, perguntou o que havia acontecido com o pai para estar diante daquele estado, e ao saber de tudo foi até a casa de Dom Goméz honrar seu pai. Com isso, os dois marcaram um duelo e Rodrigo venceu e tornou-se El Cid.


2- Urraca, filha de Dom Fernando e irmã de Sancho e Afonso, assim como Jimena também amava Rodrigo, mais porém sabia que se tratava de um amor impossível, pois sendo ela uma princesa somente poderia se casar com um príncipe. Prestes a começar o grande duelo, pediu para com que Rodrigo se aproxima-se e amarrou o lenço que estava em seu cabelo na espada de Rodrigo. 
Jimena sobretudo assistiu aquela cena, e começou a sentir ciúmes de Urraca.

3- Foi diante das atitudes que Rodrigo tomou na batalha. Isso o fez o grande campeador do rei.

4- Dom Ordõnes era braço direito de Rodrigo, e dedicava a Urraca uma afeição profunda, um amor jamais declarado. Imaginava que o coração da infanta não pertencesse a ninguém, porém diante da cena que presenciou (Rodrigo abraçando Urraca) , fez com que se tornasse rival de Rodrigo.
Dom Rodrigo fez questão de que Ordõnes fosse para Almazán consigo,pediu para com que ele fosse uma hora antes levando o estandarte branco da paz. Tudo correu bem, mais no caminho, Ordõnes pôde sentir o ódio ao lembrar que Urraca tinha mais afeição com Rodrigo, e recolheu a bandeira branca. Avistou mouros a frente, se escondeu e diante da escuridão assistia o início do combate. Mas percebeu que Rodrigo se defendia muito bem, então resolveu interferir. Prestes a executá-lo Mud Al Amir o defendeu e todos, principalmente Rodrigo viu que Ordõnes era um grande traidor.


5-  Com a morte de Fernando, o reino foi dividido entre seus filhos: Castela e Leão ficou para Sancho; Astúrias com Afonso e a cidade murada de Clahorra com Urraca. Ocorre, que Sancho não concordou com a divisão e passou a lutar pela reunificação e ampliação da herança paterna.


6- Jimena desde o início sempre amou Rodrigo e estavam prestes a se casar, mais com a briga entre Dom Gomez e Dom Diego, Rodrigo decidiu honrar a família e ocorreu um duelo, e Rodrigo sobretudo venceu; Com o acontecido da morte do seu pai  eles acabaram se separando e ela foi para um convento e Rodrigo seguiu sua vida sozinho e após a volta da conquista de Calahorra ele pediu para Dom Fernando para se casar com Jimena, o rei cedeu, mais mesmo assim Jimena ainda tinha rancor de Rodrigo por ter matado seu pai. Os anos passaram e eles foram se aproximando novamente e acabaram se perdoando e tiveram duas lindas filhas, Mas, com as ameaças de Afonso, Jimena e suas filhas passaram a viver com Rodrigo (El Cid) em suas batalhas e seguiram junto a ele até o fim de sua vida.

Um comentário:

  1. Andressa Carvalho n°5 1 A

    2.Urraca filha de D.Fernando
    D. Urraca ficou irada com a atitude da irmã D. Teresa

    3.Rodrigo, que aos 15 anos tinha ficado órfão de pai e tinha sido criado na corte do Rei D. Fernando I juntamente com o príncipe Sancho, tinha estudado letras e leis e também tinha tido treino militar, envolveu-se igualmente nessa disputa. Aos 23 anos obteve o título de “Campeador” ao vencer em duelo pessoal o Comandante-Chefe das tropas do Reino de Navarra.

    5.O Rei D. Fernando I de Espanha, antes de morrer em 1065, tinha dividido os seus domínios entre os seus 3 filhos, Sancho, Afonso e Garcia e as suas 2 filhas, Elvira e Urraca. Mas Sancho, o mais velho, a quem tinha cabido o Reino de Castela, pensava ter o direito de herdar a totalidade dos domínios de seu pai, evocando que teria sido forçado a aceitar tal decisão.

    6.Casou duas vezes, a 1ª com D. Ximena Gómez de Gormas de quem não teve descendência e a segunda em 19 de Julho de 1074, com D. Ximena Diaz de Oviedo, regente de Valência, filha de Diogo Fernandez de Oviedo, conde de Oviedo e de Cristina Fernandes das Astúrias, de quem teve 3 filhos

    ResponderExcluir